domingo, 19 de outubro de 2014

Vila Pernambuco

Hoje eu pretendia dar um passeio de 200 km com a minha incrível bicicleta.
Acordei às 4:48 sentindo a barriga inchada e com uma dorzinha. Resolvi esperar e observar. Pinguei uma gota de óleo de menta na água e tomei junto um comprimido de Atroveran. Uma hora depois, fui ao banheiro e constatei que tudo estava normal. Ainda voltei pra cama e levantei às 8 e pouco. Tomei café e me arrumei para ir à estrada. Saí às 9 horas.
Fui até Santa Izabel, atravessei a cidade e segui na direção de Americano pelo caminho onde passava a antiga estrada de ferro. Uma estradinha de piçarra sem movimento e com muitas árvores dos dois lados. Depois de uns 5 km nesta estradinha, cheguei a um obstáculo; uma ponte estava faltando para passar pelo igarapé (barranco muito alto). Voltei uns 4 km e entrei num outro ramal e consegui sair na BR. Eu ainda não havia definido o percurso para este dia.
Faltando 9 km para Castanhal, vi a entrada para Pernambuco, uma vila onde havia um comércio intenso décadas atrás, antes de existir a rodovia Belém-Brasília, por causa de um porto na beira do rio Guamá. Resolvi dar uma andada por lá, já que fazia alguns anos que andei no trecho. Na última vez, fui com uma rapaziada lá de perto do Colégio Madre Celeste. Eles adoravam tomar banho em igarapé: então, naquela ocasião, falei que havia um bem bacana lá. Quando chegamos, eles ficaram admirados de ver um igarapé com centenas de metros de largura...
Entrei no ramal. Passei por alguns povoados menores e gastei uma hora e meia para percorrer os 23 km. Deveria demorar mais, mas fui ajudado pelo vento. Tive de usar a coroa 28 para subir as dezenas de subidinhas de 20 a 80 metros de chão. Verdadeiras ladeirinhas. Passei direto e só parei 2 km depois para beber água e comer 4 bolachas.
Do Pernambuco andei mais 12 km até a estrada de Bujaru. Mais 23 km, Santa Izabel; mais 32 km, cheguei em casa precisamente às 19 horas.
Distância percorrida: + ou - 153 km, sendo 47 em piçarra e 106 em asfalto.

Consumo: 4,5 litros de água e 39 bolachas Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar?