17/01/18 Depois de comer mais feijão/ovos/farinha ajeitei a bicicleta e saí da casa de Rosa e Assis às 7h05min.
Numa estrada de piçarra com algumas partes pavimentadas passei por alguns povoados e saí na rodovia; e mais uns poucos km entrei em Guaraciaba do Norte às 9h20min.
Conversei com um pessoal na calçada de um comércio.
Saí da cidade e fui a Reriutaba; desci a serra (uma "banguela" de 16 minutos + outra de 4 minutos).
Segui até Varjota e fiz uma merenda na saída da cidade (pizzaria); conversei um pouco com um vendedor viajante que estava lá e ele mandou esta foto para minha casa ('zap-zap").
![]() |
Saindo de Varjota-CE |
Depois passei sobre uma barragem (Rio Acaraú).
Continuei sempre contra o vento e entrei em Santa Quitéria às 16h20min.
Fiz uma merenda num posto de gasolina na entrada da cidade e fiquei um tempo descansando e vendo o movimento na lanchonete.
Atravessei a cidade e encontrei outro posto na saída. Fiquei lá, fiz amizade com o frentista e, quando o posto fechou, pendurei a rede entre uma árvore e uma caçamba.
![]() |
No posto na saída de Santa Quitéria -CE |
Neste dia andei só uns 100 km e o consumo foi feijão+ovos+farinha, 2 salgado+café, um litro de leite, 6 bananas, 600 ml refrigerante e 4 litros de água.
18/01/18 Saí do posto às 5h35min. No caminho para Canindé notei muitas cruzes por toda a extensão da estrada. Passei por São Damião, parada Joaquim, Salitre, Caiçara.
A partir das 15h começou a chover. Depois que passei por Caiçara a paisagem tornou-se mais verde.
Entrei em Canindé lá pelas 16 h; fui a uma casa indicada por um colega mas não consegui me hospedar por que já estavam com visitas.
A senhora indicou uma pousada bem barata a 200 m da casa, mas quando cheguei lá vi o letreiro "exclusivo para romeiros"....
Como não sou, decidi voltar para o meu lugar (a estrada).
Fui a um posto na saída e lá eu soube que havia outro 25 km adiante, bem na saída da BR- 020 para Quixadá.
Lá fui eu acompanhado pela chuva.
Às 18h20min, no posto, o frentista indicou um hotel "familiar" no outro lado da pista.
Uma casa antiga e muito grande onde o mais jovem era mais velho que eu.
Tomei banho, jantei e dormi na área dos fundos.
Nos fundos da casa havia alguns alguns gansos soltos e uma meia dúzia de caminhões pipa.
Choveu muito a noite toda.
Neste dia andei 133 km e o consumo foi uns 5 litros de água, chá de cidreira, 4 ovos cozidos, 10 bananas, café, café+pão de queijo, feijão+ovos+cuscuz.
19/01/18 Acordei muito cedo. O pessoal da casa continuava dormindo e eu saí pelos fundos, por um portão que um vizinho me indicou.
Atravessei a BR, tomei café na lanchonete do posto e saí às 6h25min (a casa onde dormi continuava fechada).
Em Choró passei pelo açude e parei num restaurante para uma merenda. Perguntei ao senhor do restaurante sobre a expectativa dele se o açude encheria;
Ele deu uma longa resposta; falou que fazia tempo que ele não ficava cheio, mas achava que neste ano (2018) ele encheria... falou que todos os "açudecos" da região já encheram;
falou que os animais morriam quando o nível do açude era muito baixo por causa do excesso de sal na água; falou que quando se lavava roupa ficava muita espuma (por causa do sal também)...
Andei um tempo na estrada na dúvida se havia errado a saída pois não havia visto ainda o lugar chamado Limão, mas depois, em Quixadá, soube que só existe um lugar chamado Choró-Limão.
Aspecto da estrada próximo a Quixadá-CE |
![]() |
Recém chegado a Quixadá-CE |
Depois pedi informação no posto Itajubá. Lá me deram café, mandaram fotos para minha casa e me explicaram como chegar na casa da Dona Vânia no Bairro Carrascal 1. (a Dona Vânia é sobrinha do meu vizinho, o "seu Quixadá").
Lá tomei banho, almocei e fiquei o resto do dia conversando e descansando.
Neste dia andei só uns 70 km, e o consumo foi, até chegar na casa da Dona Vânia, pastel+café, bolo+café, 3 bananas, algumas bolachas maria e alguma água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer comentar?